Petição Pública: Participação Feminina no ENAEX 2018

Prezados senhores,

Todos os anos a Associação de Comercio Exterior do Brasil (AEB) realiza o Encontro Nacional de Comercio Exterior (ENAEX) na cidade do Rio de Janeiro. O evento realizado há 36 anos é tradicional e reúne grande público especializado em comércio exterior para discussão de temas de grande relevância para o desenvolvimento do país. Apesar das relevantes contribuições dadas pelo ENAEX para estimular o debate sobre comércio internacional no Brasil, nos últimos anos o evento tem chamado a atenção do seu público pela falta de representatividade feminina nos painéis de discussão. Em que pese o Brasil ter um grande número de profissionais mulheres atuantes no comércio exterior, a AEB tem se mantido alheia a essa realidade para continuar compondo os painéis do ENAEX majoritariamente pelo gênero masculino. Importante ressaltar que, dada a crescente participação de mulheres em cargos de comando no âmbito da política comercial brasileira, a composição dos painéis tem demonstrado desconsideração e enorme descompasso com a realidade da participação feminina de alto nível na área de comércio exterior no Brasil. Entendemos que a falta de representatividade de mulheres no ENAEX pode ser um reflexo da própria estrutura da entidade organizadora do evento, AEB, que conta com apenas uma mulher em seu quadro diretivo. Ainda assim, acreditamos que a Entidade tenha capacidade para se atualizar e, com isso, manter a relevância que almeja entre todos os profissionais de comércio exterior.

A diversidade de representação, além de favorecer a indicação dos palestrantes mais preparados, tem o condão de oxigenar o debate e conferir legitimidade às discussões importantes, como as que cercam o comércio exterior. Felizmente, o Brasil não é mais o mesmo país de 36 anos atrás, quando o ENAEX começou a ser realizado. Portanto, faz-se urgente a atualização da diretoria da AEB para compreender que não é aceitável realizar um Encontro com mais de cinquenta palestrantes e apenas três mulheres, relegadas a última mesa de apresentações do segundo dia de evento, como aconteceu em 2018.

O que nos motiva a escrever essa carta é que acreditamos na importância de eventos como o ENAEX para difusão do comércio exterior, tema ainda pouco valorizado no país. Mas, principalmente, porque acreditamos na capacidade de revisão da AEB de conceitos ultrapassados que promovem o sexismo.
Essa manifestação coletiva se torna ainda mais importante porque o evento é amplamente financiado por entes ligados direta ou indiretamente à administração pública central, que deveriam demonstrar preocupação com patrocínios a eventos que corroboram com o sexismo.

Nesse sentido, cabe ressaltar que os grandes patrocinadores do ENAEX em 2017 foram a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o BNDES, a Apex-Brasil e o SEBRAE.

Em 2018 esperamos que os organizadores e patrocinadores do ENAEX se atualizem para atender aos anseios dos nossos tempos e reconheçam as importantes contribuições das centenas de profissionais de comércio exterior que atuam diariamente no Brasil.

Para assinar esta carta clique em: https://secure.avaaz.org/po/petition/Organizadores_e_Patrocinares_do_ENAEX_Participacao_Feminina_no_ENAEX_2018/?preview=live

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s