Carta Aberta ao Presidente Eleito, Jair Messias Bolsonaro, e Equipe de Transição

Excelentíssimo Senhor Jair Messias Bolsonaro, Presidente Eleito da República Federativa do Brasil,

Ao parabenizar Vossa Excelência pela eleição, gostaríamos de registrar a importância da participação feminina nos cargos de gestão da Administração Pública Federal, que estará sob seu comando a partir de 1º de janeiro de 2019.

A rede “Women Inside Trade” (WIT) é um grupo de aproximadamente 200 mulheres que, com ampla especialização em temas de comércio internacional, ocupam importantes cargos nos setores público e privado do Brasil e contribuem ativamente para o progresso e o desenvolvimento econômico do País.

A desigualdade de gênero traz enormes prejuízos à nossa economia. Talentos construídos com base em trabalho sério e anos de estudo são desperdiçados, em vez de serem postos a serviço do Brasil e dos brasileiros.

Com a renovação promovida por sua eleição, espera-se que o Governo Federal, em cooperação com o setor privado, promova oportunidades de ascensão às mulheres em seu quadro de pessoal. Atualmente, embora as mulheres representem 41% do total de servidores no Poder Executivo Federal, o percentual de cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) dos dois níveis mais altos – DAS 5 e 6 – ocupados por servidoras é de 28% e 19%, respectivamente.

Claramente, os dados indicam grandes obstáculos à ascensão profissional das mulheres na administração pública, mesmo com formação profissional e experiência comprovadas em seus ramos de atuação.

Importa observar que o Estado Brasileiro assumiu compromissos internacionais relativamente à promoção da igualdade de gênero. A título de exemplo, no âmbito da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o País assumiu o compromisso de eliminar a desigualdade de gênero, ao passo que no âmbito do G20 o Brasil se comprometeu a diminuir em 25% a desigualdade de gênero no mercado de trabalho até 2025. Nesse sentido, segundo estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a diminuição da desigualdade de gênero traria um incremento acumulado de 3,3% ao Produto Interno Bruto brasileiro ao longo do período. Note-se, ademais, que estudo publicado em janeiro de 2018 pela Mckinsey&Company – Delivering Through Diversity (Entregando por Meio da Diversidade) – afirma que a diversidade de gênero nas equipes executivas das empresas aumenta em 21% a chance de elas serem mais lucrativas.

Diante desse quadro, as mulheres profissionais que compõem a rede WIT gostariam de propor a Vossa Excelência que o seu governo tenha por marca a ampliação da participação feminina qualificada nos cargos de gestão da Administração Pública Federal, com vistas a caminhar rumo à paridade de 50% nos cargos de chefia ao longo do seu mandato, bem como estimular os avanços dessa agenda no setor privado brasileiro.

Por fim, desejamos a Vossa Excelência uma exitosa gestão.

Brasília, 8 de novembro de 2018.

 

WOMEN INSIDE TRADE

* Assinam esta Carta Aberta professoras, advogadas, diplomatas, servidoras públicas de diversos ministérios e agências reguladoras, funcionárias de organismos internacionais e representantes de alto nível do setor privado de diferentes setores da economia brasileira.

*As opiniões expressadas pelas autoras não coincidem necessariamente com a posição das entidades a que pertencem.

Fundada em 2017, a WIT hoje reúne cerca de 200 mulheres do alto escalão do Governo Federal, do setor produtivo e da academia, no Brasil e no exterior, além de contar com parcerias nacionais e estrangeiras. A rede visa prover espaço aberto de diálogo e troca de experiências e de informações sobre temas relevantes ao comércio internacional, enquanto promovendo a atuação de mulheres no setor. 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s