Mulheres em Destaque: Winnie Byanyima

Continuando a Série “Mulheres de Destaque”, o Women Inside Trade apresenta este mês a ativista e defensora dos direitos das mulheres, Winnifred (Winnie) Byanyima.

Nascida em Uganda em 1959, Winnie fugiu do regime repressor em que vivia em seu país e mudou-se para a Inglaterra, onde estudou engenharia aeronáutica na University of Manchester.

Reconhecida internacionalmente por seu forte engajamento pelos direitos das mulheres e na agenda de mudanças climáticas, Winnie está à frente de Oxfam International desde 2013. Antes disso, Winnie destacou-se como parlamentar por onze anos em Uganda, e exerceu cargos relevantes na União Africana e na ONU.

Na Oxfam International, Winnie exerce o cargo de Diretora Executiva da organização criada em 1942 em Oxford quando um grupo de pessoas se reuniu para uma campanha de arrecadação de alimentos com o objetivo de diminuir a fome e amenizar os danos causados pela Segunda Guerra Mundial. A Oxfam atua em âmbito mundial, contribuindo ativamente com projetos pela igualdade social, direitos das mulheres e combate à pobreza.

Em 2017, a ativista veio ao Brasil para conhecer de perto o trabalho que Oxfam Brasil desenvolve no país e interagir com outras organizações da sociedade civil e movimentos sociais atuantes na defesa de direitos humanos. Na ocasião, Winnie participou da aula inaugural do curso de mestrado profissional do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, com a temática gênero, desenvolvimento global e desigualdades.

Recentemente, em participação no Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça), Winnie defendeu que para lutar contra o assédio sexual é preciso eliminar todas as leis que discriminam as mulheres na economia, e enfatizou que ainda há 155 países com pelo menos uma legislação que as marginaliza neste âmbito.

Durante o debate do Fórum sobre “Gênero, poder e a luta contra o assédio sexual“, Winnie ainda afirmou que o abuso contra as mulheres no lar e no trabalho não é um acidente, até porque existem normas sociais que permitem esse cenário. Nesse sentido, a ativista ainda lembrou que o setor privado tem um importante papel a desempenhar quanto à cultura empresarial ou como anuncia seus serviços e bens, por exemplo.

Durante o ano de 2018, todos os meses o Women Inside Trade pretende trazer ao conhecimento do nosso público a atuação de mulheres engajadas na luta pela igualdade de gênero e direito das mulheres pelo mundo por meio da Série “Mulheres de Destaque”.
Esperamos que vocês gostem!

 

Recommended Posts