Talking Trade with WIT

Queremos ouvir o que as WITs têm a dizer sobre comércio internacional, comércio exterior brasileiro e sobre ser mulher nisso tudo. Para isso lançamos o Talking Trade with WIT, uma série mensal de entrevistas curtas para ir direto ao ponto, com conteúdo e uma pitada de bom humor – papo de especialista sim, mas descontraído!

A cada mês, convidamos uma WIT para responder 4 perguntas das coordenadoras do GT de Comércio Constanza Negri Tatiana Prazeres.

Neste mês de julho de 2019, o tema do Talking Trade with WIT não poderia ser outro: o Acordo Mercosul-União Europeia. Resultado de uma negociação de 20 anos, este assunto provavelmente esteve presente na trajetória profissional da maioria das WITs.

Resolvemos inovar nesta edição. Ao invés de entrevistar uma WIT, resolvemos falar com duas ao mesmo tempo. E por um motivo simples: queríamos perspectivas diferentes e complementares sobre a reta final dessas negociações. Convidamos então duas WITs que acompanharam de perto os últimos movimentos da negociação: Camila Sande, Coordenadora de Relações Internacionais da CNA, e Carolina Telles Matos analista da CNI.

Camila Sande é Mestre em Gestão da Cooperação Internacional pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha (2008) e Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário da Bahia (2003). Atualmente coordena a Superintendência de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Carolina Matos é pós-graduanda em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel (2016) em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasília. É Analista de Políticas e Indústria na Confederação Nacional da Indústria (CNI) desde 2017, responsável por acompanhar a agenda de acordos comerciais.

E antes de começar, só um disclaimer: as opiniões expressas aqui não necessariamente são as da CNA ou da CNI, são opiniões pessoais das WITs. E não esperem um Fla-Flu – afinal, as duas apoiaram muito as negociações! Como nas edições anteriores, a ideia do Talking Trade é ouvir o que as WITs tem para falar – conversa de especialista mas jeitão de bate-papo.

Confira aqui essa nova edição e não deixe de compartilhar!

***********

Se você perdeu as entrevistas passadas do Talking Trade with WIT, confira:

Maio/ 2019: Entrevista com Emily Rees aqui .

Abril/2019: Entrevista com Amanda Athayde aqui 

Junho/2019: Entrevista com Michelle Ratton aqui.